terça-feira, 14 de maio de 2013

BIOMÉTRIA

Recadastramento Biométrico das cidades de Adustina e Paripiranga inicia no dia 1º de junho



O recadastramento biométrico já tem data para iniciar nos municípios baianos de Adustina e Paripiranga. O processo de recadastramento da 52ª Zona  começa no dia 1º de junho e vai até 30 de novembro.
Em reuniões já realizadas, no Fórum da Comarca de Paripiranga, com a participação do Prefeito de Adustina, José Aldo, do Procurador Jurídico do município de Adustina, Dr. Carlos Roberto Ribeiro, de representantes do município de Paripiranga e do Juiz Eleitoral da 52.ª Zona, Dr.º André Andrade Vieira, ficou decidido que todos os eleitores do município de Adustina e de Paripiranga deverão comparecer ao Cartório Eleitoral da Comarca de Paripiranga/BA, para fazer o recadastramento eleitoral, para tanto deverão levar o título de eleitor; um documento original de identificação (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento) e um comprovante de residência.
O eleitorado de Adustina (11.918 – dados das eleições de 2012) será atendido todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 14 às 17:30 horas. Já os Paripiranguenses (24.323 – também dados das eleições de 2012), serão atendidos nas segundas, terças e sextas-feiras, no mesmo horário.
Fórum da Comarca de Paripiranga
No ato do recadastramento serão tiradas as digitais de cada eleitor recadastrado bem como será tirada uma foto do mesmo, para que esta possa ser inserida no banco de dados da Justiça Eleitoral.
Por meio dessa tecnologia, nas próximas eleições, já no ano que vem, o mesário identificará o eleitor após comparar as suas impressões digitais com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Além de praticamente eliminar a intervenção humana nas eleições, outra grande vantagem da tecnologia da biometria é impedir qualquer tipo de falha no momento da votação. Dessa forma, a Justiça Eleitoral avança no sentido de eliminar a possibilidade de fraude no processo eleitoral.
Na última reunião, esta realizada no Tribunal Regional Eleitoral, segundo o Procurador Jurídico do Município de Adustina; o TRE informou que na Bahia serão 37 municípios que adotarão esta nova tecnologia já para as próximas eleições, e que a meta do Tribunal Superior Eleitoral é que nas eleições municipais de 2016 este sistema de votação esteja implantado em quase todo o território nacional.
(Por: Elton Pinho / Adustina.Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário